As próteses de silicone têm influência no desenvolvimento do câncer de mama?

NÃO! Uma pesquisa feita no Canadá com quase 25 mil mulheres, que foram estudadas por um período de 15 anos, constatou que não há evidências científicas que relacionem próteses de silicone ao câncer de mama.

A prótese de silicone interfere
na atividade física?

NÃO! O período pós-operatório exige muita cautela com relação às atividades físicas. Musculação, corrida ou atletismo são permitidos após 60 dias da cirurgia. Mas, após o período de recuperação, não há qualquer interferência das próteses de silicone nas atividades físicas.

A prótese de silicone
atrapalha a amamentação?

NÃO! A prótese de silicone pode ser colocada abaixo do tecido mamário ou do tecido muscular, o que não afeta os canais responsáveis pelo transporte do leite. Só pode haver eventual prejuízo na amamentação quando ocorrer transecção do tecido, como por meio de incisão ao redor da auréola.

Próteses de silicone dificultam
a mamografia?

NÃO! Um protoloco específico é seguido para realizar a mamografia com segurança. Com a Manobra de Eklund*, traciona-se a mama para expor apenas o tecido mamário e o exame é finalizado normalmente. *Referência: Página web Incidências Complementares em Mamografia. Disponível em https://www.cintegrado.com.br/site/laboratorios/radiologia/INCIDENCIAS_COMPLEMENTARES_MAMOGRAFIA.pdf Acesso em 16/02/2016

As próteses de silicone
podem se romper?

SIM! É muito raro de acontecer, principalmente em próteses de silicone mais modernas e com certificados de segurança e qualidade. No entanto, há um baixo índice de ruptura registrado. Mas fique tranquila, as próteses foram desenvolvidas para não vazar o silicone, o que propicia sua troca em segurança.

As próteses de silicone
precisam de selo
de qualidade?

SIM! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em 2012, que as próteses importadas devem ter o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para que possam ser vendidas no Brasil. Certifique-se de que a sua prótese tenha essa garantia e procure também selos internacionais de qualidade e segurança.

A cirurgia plástica só pode ser realizada em hospital?

NÃO! Você pode optar por fazer a cirurgia tanto em hospitais quanto em clínicas especializadas. O importante é se certificar de que o local tenha liberação do Conselho de Medicina e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além de estar equipado de forma apropriada para os procedimentos operatórios.

O corpo pode rejeitar as
próteses de silicone?

NÃO! As próteses de silicone não apresentam rejeição no corpo da mulher. No entanto, pela existência de outros fatores locais como hematomas, infecções entre outros, pode haver a formação de uma cápsula de cicatriz mais espessa ao redor da prótese, o que ocasiona uma contratura. A contratura pode ser dolorosa e causar deformação no contorno da mama. Seu médico deverá avaliar a contratura e indicar a melhor opção para trata-la.
Não       Sim